Lasercast #25 - Quadrinistas Além #1: Jack Kirby

Lasercast #25 - Quadrinistas Além #1: Jack Kirby

Jack Kirby é o rei dos quadrinhos! Essa é a frase que mais se ouve quando falamos deste grande personagem da história da HQ mundial. Embora tenha sido um dos pais da Marvel e o criador mais prolífico da indústria dos comics, muito de seu material permaneceu inédito no Brasil. Isso mudou nos últimos anos, com a publicação integral do Quarto Mundo, Eternos, Etrigan, Omac, e a republicação das origens da Casa das Ideias. Jack Kirby é o rei, mas o que faz dele essa potência das HQs? Neste Lasercast #25, a Raio Laser estreia sua série Quadrinistas Além, onde vamos esmiuçar o trabalho de grandes nomes dos quadrinhos. E começamos com um bate papo aprofundado com Márcio Paixão Júnior, Lima Neto, Marcos Maciel De Almeida e o cineasta viciado em gibi (e raiúka honorário) Alex Vidigal tentando responder a pergunta: o que faz de Kirby o rei?

Participam do debate: Raimundo Lima Neto, Márcio Júnior, Marcos Maciel e Alex Vidigal .

Edição: Eder Freire e Gustavo Trevisolli.

Disponível em: SPOTIFY, APPLE PODCASTS, GOOGLE PODCASTS, CASTBOX, ANCHOR, BREAKER, RADIOPUBLIC, POCKET CASTS, OVERCAST, DEEZER

Referências:

“Marvel Comics: A História Secreta” de Sean Howe, lançado pela editora Leya

“Jack Kirby: A Épica Biografia do Rei dos Quadrinhos” de Tom Sciolli, lançado pela Conrad Editora

“Dossiê Stan Lee: Três visões sobre ‘O Cara’” Raio Laser

The Jack Kirby Collector

Quatro Razões Confirmam que Jack Kirby é o Rei dos Quadrinhos - ZIP (Ciro I. Marcondes)

Nossos convidados:

Alex Vidigal

Read More

Raio Laser na HQWeek 2021!

Raio Laser na HQWeek 2021!

Agora em julho tem mais uma novidade na comemoração dos 10 anos da Raio Laser: somos co-organizadores da HQweek! 2021, um seminário online com apresentação de trabalhos acadêmicos, palestras, lançamentos de publicações, mesas redondas, oficinas e torneios de games. As inscrições GRATUITAS estão abertas em https://www.sympla.com.br/hqweek-2021__1261601

Ciro Inácio Marcondes, Lima Neto, Márcio Jr e Bruno Porto mediarão mesas redondas que debaterão o tema "Inclusão em Quadrinhos" com quadrinistas, pesquisadores e editores como Alexandra Presser, Alexandre Kieling, Alice Pereira, André Ramos, Felipe Muanis, João Pinheiro, José Aguiar, Lalo, Mário César, Nobu Chinen, Sidney Gusman e Sirlene Barbosa. Além disso, estaremos presentes também com lançamentos de dois livros: ZIP - Quadrinhos & Cultura Pop (Metrópoles), do nosso editor Ciro Inácio Marcondes, e Nem Doeu (MMarte), a autopornografia do cineasta de animação Otto Guerra, editada por Márcio Jr.

A HQweek 2021 acontece entre os dias 26 e 30 de julho e é uma realização do Laboratório de Mídia Digital (LMD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com o Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB), o grupo de pesquisa Computação Semiótica e Games (CSGames) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o grupo de pesquisa em Tecnologias Digitais na Educação (TEDE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Gibiteca de Curitiba e o site Raio Laser (raiolaser.net).

Read More

Imperdoável: Quando o Super-Homem roda a baiana

Imperdoável: Quando o Super-Homem roda a baiana

por Marcos Maciel de Almeida

Uns dois anos atrás eu fiz uma comparação, na seção “Paralelas”, entre Imperdoável e Império, dois gibis do gênero super-herói escritos por Mark Waid. Tendo lido apenas os oito primeiros números de Imperdoável, decidir terminar a saga inteira esses dias (são trinta e sete edições) e acho que ainda tenho uma ou duas palavrinhas para dizer sobre essa história, que especula os acontecimentos de uma Terra em que o Super-Homem local perde as estribeiras e se torna inimigo público número um.

Read More

LASERCAST #24 - Escória Comix e Pé-De-Cabra: quadrinhos podreira?

LASERCAST #24 - Escória Comix e Pé-De-Cabra: quadrinhos podreira?

Há alguns anos as editoras Escória Comix e Pé-de-Cabra vêm tratando do abjeto, do escalafobético, do subversivo, do tosco e do absurdo na HQ brasileira. Deste esgoto conceitual surge um novo termo: "quadrinho podre", que ressuscita aquilo que por muito tempo esteve no DNA dos nossos gibis: o UNDERGROUND. Para falar sobre esse grande trabalho, Márcio Paixão Júnior e Ciro Inácio Marcondes conversam com os editores destas iniciativas, os impagáveis Carlos Panhoca e Lobo Ramirez. Muito foda, meu amigo. Papo truzera.

Participam do debate: Márcio Jr., Ciro Inácio Marcondes, Carlos Panhoca (Pé-de-Cabra) e Logo Ramirez (Escória Comix).

Edição: Eder Freire e Gustavo Trevisolli.

Disponível em: SPOTIFY, APPLE PODCASTS, GOOGLE PODCASTS, CASTBOX, ANCHOR, BREAKER, RADIOPUBLIC, POCKET CASTS, OVERCAST, DEEZER

Read More

13 PERGUNTAS PARA BATISTA

13 PERGUNTAS PARA BATISTA

por Márcio Jr.

Se no longínquo Brasil pré-pandêmico você era frequentador de feiras de quadrinhos, com certeza passou pela mesa de Marcos Batista. E se você já fez parte dos circuitos mais underground do rock, as chances de ter visto o mesmo Batista num palco não são nada remotas. Agora, se o seu lance é cartum na internet, a possibilidade de desconhecer o sujeito é virtualmente nula. A boa nova é que Batista acaba de lançar seu primeiro livro-solo: O que conto quando conto uma piada. Com curadoria do onipresente Diego Gerlach e design classudo do craque Stêvz, a compilação de mais de 200 tiras e cartuns é um convite ao riso. Duvido que consiga segurá-lo. Dá-lhe, Batista!

Read More

Aqui, uma geografia

Aqui, uma geografia

por Chackal

Com ajuda da Geografia, ciência que busca analisar a extensão do espaço desde seus primórdios até suas ramificações futuras mais remotas, é possível considerar Aqui uma aula magna. Os conceitos científicos de Paisagem, Lugar e Espaço, que são signos decodificados por geógrafos dedicados a compreender que tipo de relação existe entre humanidade e seu ambiente, foram empregados magistralmente por McGuire, com o fito de narrar os acontecimentos.

Read More

LASERCAST #23 - O reino dos super-homens

LASERCAST #23 - O reino dos super-homens

Definido por Nobu Chinen (2011) como o ícone de um gênero que mudou a história dos quadrinhos e por Sérgio Augusto (1971) como o protótipo de uma linhagem inesgotável de superseres, o Super-Homem não apenas subsidiou a criação do gênero Super-Herói como originou um arquétipo que vem sendo explorado nos quadrinhos com as mais variadas intenções.

Instigados por três reinterpretações do seminal super-herói em HQs recentemente adaptadas para canais de streaming - The Boys (Amazon Prime, 2019/2020), Invencível (Amazon, 2021) e O Legado de Júpiter (Netflix, 2021) - resolvemos discutir o histórico e os motivos para a existência, nas Histórias em Quadrinhos, destes e dos demais personagens que assimilam, parodiam ou amplificam diferentes características do Homem de Aço, bem como suas contribuições para o próprio personagem da DC Comics.

Para isso convidamos dois especialistas em superseres. Designer, escritor, tradutor de quadrinhos (Promethea, Astro City, Elric, Tom Strong, entre outros) e quadrinista (Para tudo se acabar na Quarta-Feira e Psicopompo), Octavio Aragão é professor da Escola de Comunicação da UFRJ, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas e a SIQ - Semana Internacional de Quadrinhos da UFRJ. Jornalista e escritor, Thales Martins escreveu livros sobre a adaptação de personagens consagrados das HQs para a televisão (Quem é Jessica Jones? e Dossiê Preacher: Quem é Jesse Custer?), foi um dos fundadores do site melhoresdomundo.net e atualmente pesquisa cultura brasileira em Games e Cinema Novo na UFJF. (BP)

Participam do debate: Raimundo Lima Neto, Bruno Porto, Octavio Aragão e Thales Martins.

Edição: Eder Freire

Disponível em: SPOTIFY, APPLE PODCASTS, GOOGLE PODCASTS, CASTBOX, ANCHOR, BREAKER, RADIOPUBLIC, POCKET CASTS, OVERCAST, DEEZER

Read More