JOSÉ RUY: O MESTRE PORTUGUÊS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (1930-2022)

por Bruno Porto

Nos despedimos no dia 23 de novembro de um dos maiores quadrinistas do mundo, o português José Ruy, que aos 92 anos ainda estava em atividade e deixa algumas obras inéditas, a serem lançadas em breve pela Polvo Editora. Seu legado compreende 54 álbuns de quadrinhos, grande parte nos gêneros Aventura e História, além de outros trinta livros ilustrados e centenas de desenhos espalhadas por jornais e revistas. Muito querido na cena portuguesa da Banda Desenhada, José Ruy participava ativamente de festivais, congressos e exposições, sempre com ternura e interesse.

EXPOSIÇÃO RETROSPECTIVA NO FESTIVAL DE BEJA EM 2020, POR OCASIÃO DE SEUS 90 ANOS, COM 100 DESENHOS PRODUZIDOS ENTRE AS DÉCADAS DE 1940 E 2010 (FOTO: DIVULGAÇÃO).

Estive com ele no final de maio no 17º Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja , e embora não tenhamos gravado entrevista para a cobertura que fizemos com o Eurocomics , trocamos impressões sobre algumas das palestras que assistimos e sobre a relativa ausência de intercâmbio entre o Quadrinho Brasileiro e a BD Portuguesa — causou-me surpresa descobrir que houve uma exposição de seus trabalhos no Salão de Humor de Piracicaba, em 2000, e que ele achava o termo Histórias em Quadrinhos mais adequado que Banda Desenhada  — “por tratar-se de pequenos quadros postos em sequência” — a ponto de usá-lo em seus textos.

Nascido em 1930 na cidade de Amadora — onde desde o final dos anos 1980 se realiza um dos grandes festivais internacionais de quadrinhos de Portugal, hoje batizado como Amadora BD — José Ruy Matias Pinto estudou Artes Gráficas e habilitação a Belas Artes na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa. Começou a atuar profissionalmente aos 14 anos na histórica revista O Papagaio (1935-1949) — sua primeira HQ foi Piratas do Ar, uma aventura de aviação — na qual colaborou também com contos e ilustrações até seu fechamento. Como as HQs não foram sua principal fonte de renda até os anos 1980  — quando passaram a ser diretamente publicadas em álbuns  — eram produzidas paralelalmente, à noite ou nos fins-de-semana. Em 1947, passou a ser responsável pela execução das cores em litografia manual da revista O Mosquito, que havia sido seu primeiro contato com as HQs quando criança, e onde publicaria capas e a HQ O Reino Proibido (1952).

Neste início da década de 1950, partilhava um atelier com o também quadrinista Eduardo Teixeira Coelho (1919-2005) e trabalhava em uma equipe desenvolvendo embalagens, logotipos e peças de comunicação publicitária, além de projetar e montar exposições, até ingressar na equipe de produção gráfica — como montador e retocador de offset e rotogravura — do jornal Diário de Notícias, que publicava a revista em quadrinhos Cavaleiro Andante. Em pouco tempo passou a colaborar com edições especiais da publicação, quadrinizando a vida do inventor da imprensa, Johannes Gutenberg (1954) e HQ curtas de uma página. Também chegou a ter ilustrações de contos e HQs curtas publicadas nas revistas Titã e Flecha, da Fomento de Publicações, editadas entre 1954-1955.

Entre 1956 e 1959 colaborou ininterruptamente com a edição semanal da Cavaleiro Andante, começando pela quadrinização do romance indianista Ubirajara (1874), do escritor brasileiro José de Alencar. Nesse período, além de outras HQs de aventura — A Mensagem, ambientada em uma guerra na Península Ibérica no século 2 a.C., e Na Pista dos Elefantes, que tinha como inspiração um fato real, a súbita migração de cinco mil elefantes no Quênia rumo ao Oceano Índico — José Ruy realizou ainda capas para as edições que destacavam HQs estrangeiras, como fazia na O Mosquito.

CAPAS DE UBIRAJARA NA O MOSQUITO (1956) E SUA REPUBLICAÇÃO EM ÁLBUM PELA EDITORIAL FUTURA (1982). NA SEGUNDA, O AUTOR OPTOU POR ALTERAR O ALVO DAS FLECHAS DAS PARTES MAIS VULNERÁVEIS DO CROCODILO —  O OLHO E AXILA —  “POR UMA QUESTÃO DE SENSIBILIDADE, PARA NÃO CHOCAR OS LEITORES”.

A representação de animais (aperfeiçada em esboços feitos no Jardim Zoológico de Lisboa, por orientação direta de Eduardo Teixeira Coelho, logo desde 1945), as adaptações literárias e o apreço por eventos e personagens históricos  observados na produção desta década — uma época que o próprio autor admitiu já sentir-se mais confortável com a qualidade de seu trabalho — tornaram-se características marcantes de sua produção.

O afinco com que se dedicava ao estudo e à pesquisa de referências tem como um bom exemplo sua HQ seguinte na Cavaleiro Andante, a quadrinização do romance O Bobo (1843), do escritor, historiador e poeta Alexandre Herculano (1810-1877), uma ficção que tem como trama de fundo uma batalha real ocorrida no século XII que foi essencial para o surgimento da nação portuguesa. José Ruy consultou várias edições da obra, que havia sido reescrita pelo autor e ampliada em uma edição póstuma, optando inclusive por manter trechos originais do texto visando dar ao leitor estímulo para que buscasse também o romance. Da mesma forma, os desenhos de  José Ruy seguiram as descrições detalhadas do Castelo de Guimarães feitas por Herculano. No entanto, o quadrinista viria a descobrir posteriormente à publicação da HQ que o escrito se baseara no aspecto do Castelo como este encontrava-se à época que escreveu o livro, que diferia de como realmente estava no século XII. Quando a HQ estava para ser reeditada como álbum de quadrinhos, em 1989 pela Editorial Notícias & Meribérica-Liber, José Ruy fez questão de redesenhar o Castelo desfalcado das torres e detalhes das muralhas que haviam sido acrescentados nos anos seguintes. Não era raro voltar às suas HQs, quando eram republicadas, para aperfeiçoá-las tanto do ponto vista estético como técnico, em vista da melhoria da qualidade de impressão. Tanto essa republicação de O Bobo quanto a que A vida romanceada de Gutemberg ganhou na revista Mundo de Aventura em 1976, ganharam balões de diálogo, recurso que o quadrinista não usava nos anos 1950, “para uma melhor dinamização da narrativa”. Como a Mundo de Aventuras era impressa em offset, José Ruy pode dispensar os meio-tons obtidos pelo processo de rotogravura e letreirar as legendas à mão, como preferia. E, pasmem: há treze anos José Ruy pintava suas HQs no Photoshop!

O BOBO EM DUAS VERSÕES: NA CAVALEIRO ANDANTE (1956) E REDESENHADA EM 1989.

José Ruy afirmava que o que caracteriza as Histórias em Quadrinhos de um país eram os temas abordados e, nesse sentido, sua produção esmerou-se em oferecer o que os comics estrangeiros jamais poderiam fazê-lo com propriedade: a História de Portugal. Seu trabalho mais reeditado — atualmente na marca dos 84.000 exemplares vendidos  — é a quadrinização do poema épico Os Lusíadas (1572) de Luís Vaz de Camões, publicada originalmente entre 1983 e 1984 no Jornal da BD (depois reunida em três álbuns e, finalmente, compilada num único álbum), e que mantém a íntegra do original transmutado em texto corrido. Também é autor do álbum Mirandês - História de Uma Língua e de Um Povo (Âncora Editorial, 2009), sobre a segunda língua oficial de Portugal, o Mirandês, muito utilizada em Miranda do Douro, região fronteiriça à Espanha.

Assim, sua vasta obra passeia com toda a riqueza de detalhes e informações por tópicos de origens mais diversas. Abrange sátiras sociais que revelam aspectos e sutilezas da cultura portuguesa entre a Idade Média e o Renascimento, como as quadrinizações das peças Auto da Índia (1509), Auto da Barca do Inferno (1516) e Farsa de Inês Pereira (1523) do dramaturgo Gil Vicente, editadas em álbuns pela Editorial Notícias nos anos 1980, após publicação no Jornal da BD. Transita com generosidade por sete séculos de biografias de consagradas figuras nacionais, desde Nuno Álvares Pereira, comandante do exército real de Dom João I e santificado como São Nuno de Santa Maria (em Os Duzentos Inimigos do Condestável, publicada na revista Camarada em 1959) e o navegador Nicolau Coelho (em Um Capitão dos Descobrimentos, pela Editorial Notícias em 1997), até Dra. Carolina Beatriz Ângelo, primeira mulher a votar no país, em 1911 (em Pioneira na Cirurgia e no Voto, pela Âncora Editorial em 2016) e o controverso militar Humberto Delgado, ex-aliado e posteriormente opositor do ditador nacionalista António de Oliveira Salazar, assassinado pelo regime em 1965 (em O General Sem Medo, publicado pela Âncora em 2005).

DIVERSOS MOMENTOS DA HISTÓRIA DE PORTUGAL NOS QUADRINHOS DE JOSÉ RUY.

José Ruy transformou em álbuns de quadrinhos a trajetória de cidades e localidades específicas como Amadora, Amarante, Arcos de Valdevez, Caldas da Rainha, Sintra, Vila de Soajo, Mosteiro de Pombeiro, e a antiga Alfândega do Porto, entre outras. Cobriu ainda acontecimentos reais dos mais variados portes, como nos álbuns A Ilha do Corvo que Venceu os Piratas (Âncora, 2018), sobre um resiliente movimento de resistência no arquipélago dos Açores no século XVII, e Mataram o Rei!… Viva a República! (Asa, 1993), abordando a queda do regime monárquico e a implantação da República em Portugal, passado na primeira década do século XX. A temática histórica, inclusive, estava em  seu último trabalho publicado em vida, O Heroísmo de uma Vitória (Âncora, 2020), relato romanceado de uma importante batalha naval ocorrida em 1829 na Ilha Terceira, nos Açores.

Há dois trabalhos desta ceifa que acredito merecerem especial atenção. O primeiro é a série de oito álbuns produzidos entre 1987-1992 tendo como protagonista o navegador Porto Bomvento. Distante das personalidades históricas que José Ruy tão proliferamente quadrinizou, Porto Bomvento é um personagem fictício, que apresenta ao leitor a chamada época dourada dos descobrimentos através do ponto de vista de um personagem secundário. A narrativa é bem mais leve e fluída que suas outras HQs históricas por não ter que se basear rigidamente no timing de acontecimentos ou na aparência de pessoas reais, mas não menos precisas quanto à representação visual de embarcações e cenários das tramas — que vão de Portugal ao Ártico, da Índia à Austrália, do Brasil à China. Para estes álbuns, além do já mencionado esmero nas pesquisas, José Ruy construiu a maquete de uma caravela para auxiliá-lo na visualização de diferentes ângulos. Para mim, Bomvento é uma evolução autoral de um de seus trabalhos assumidamente preferidos, Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, publicada na Cavaleiro Andante em 1957, HQ adaptada de uma espécie de caderno de viagens do aventureiro Fernão Mendes Pinto (1509-1583) em que este relata suas expedições pela Índia, China e Japão.

VIAJANTES PORTUGUESES POR TERRAS EXÓTICAS: O ÍNTEGRO PORTO BOMVENTO E O AMORAL FERNÃO MENDES PINTO.

O segundo trabalho de “registro histórico”, por assim dizer, que acho notável é As aventuras de quatro lusitanos e um porca (1972), sátira política assumidamente inspirada em Astérix de Goscinny & Uderzo tanto no teor como no traço adotado, que criticava os desmandos do ditador nacionalista António de Oliveira Salazar. É preciso contextualizar que Portugal viveu 48 anos de ditadura entre 1926-1974, e havia forte censura aos meios de comunicação. Histórias em quadrinhos sofriam processo semelhante ao existente na França , em que armas de fogo e trajes sumários eram eliminados dos desenhos, por exemplo.

José Ruy e o roteirista Paulo Madeira consideraram escrever os textos em inglês para fingir que era uma HQ importada, mas medindo com muito cuidado o subtexto implícito nos diálogos e tramas, a série passou desapercebida pela censura durante os seis meses em que foi publicada semanalmente no suplemento de quadrinhos do jornal A Capital. Como álbum foi republicada, em preto e branco, em 1984 pela Editora Futura.

Além da engenhosidade e da coragem revelada por estes bastidores, As aventuras de quatro lusitanos e um porca surpreende ainda aqueles que — como eu, admito — só conheciam o traço realista de José Ruy. Nada mais longe da verdade. Extremamente versátil e conhecedor dos meandros de produção gráfica, José Ruy realizou projetos gráficos e capas de livros para diversas editoras — como a Editorial Íbis e Livraria Bertrand, principalmente nos anos 1960 — executando layout, lettering manual ou tipográfico, além, claro, da ilustração, que podia adotar os mais variados estilos e técnicas.

A VERSATILIDADE DO ARTISTA GRÁFICO, DESIGNER, DIAGRAMADOR, LETREIRISTA, ILUSTRADOR E DIRETOR DE ARTE JOSÉ RUY.

Equivoca-se também quem pensa que o universo quadrinístico de José Ruy se limitou a Portugal. Duas quadrinizações biográficas internacionais, realizadas no final dos anos 1970, tiveram desdobramentos curiosos no cenário mundial. Em 1978, José Ruy desenvolveu uma curta HQ de seis páginas contando a vida do suíço Henry Dunant (1828-1910), cofundador da Cruz Vermelha, com os direitos de publicação revertidos à Cruz Vermelha Portuguesa. Publicada em uma edição especial da Mundo de Aventuras e em três edições da versão da revista Tintin publicada em Portugal, Da guerra nasceu uma flor: a Cruz Vermelha acabou chamando a atenção do Comité da Cruz Vermelha Internacional em Genebra, que convidou o quadrinista a desenvolver uma HQ mais extensa e melhor documentada. Esta segunda versão teve uma primeira tiragem de mais de meio milhão de cópias traduzidas em dez línguas —português, espanhol, italiano, francês, inglês, alemão, chinês, russo, hebraico e árabe — com um segundo pedido para o inglês.

A outra quadrinização biográfica de grande importância, na minha parcial opinião, foi A vida maravilhosa de Charles Chaplin, publicada originalmente em 1979 nos 23 números iniciais da segunda tentativa de se emplacar uma edição portuguesa da revista Spirou (a primeira havia sido entre 1971-1972). Republicada posteriormente em números do Jornal da BD e do suplemento BDN do Diário de Notícias, a HQ foi compilada em um álbum pela Editorial Notícias em 1985. Sua relevância particular é a de ter sido a primeira HQ de José Ruy com que tive contato, na saudosa Livraria Leonardo Da Vinci, então a Meca dos quadrinhos importados no Rio de Janeiro. A capa não era lá muito atraente para um adolescente, o termo “banda desenhada” era jocosamente novo para mim, mas, êi, eu conhecia Charles Chaplin, vou levar. Fiquei mais impactado pela composição das páginas — que misturavam desenhos de natureza realista com fotografias e stills dos filmes — do que com a própria vida do ator, verborragicamente narradas nas legendas. Penso hoje que o que fascinou-me foi ser uma estética de fanzine em um álbum de quadrinhos. E era uma porta de entrada para a BD portuguesa.

78 anos fazendo quadrinhos não podem ser resumidos em texto algum. Nada mencionei sobre a participação de José Ruy e ET Coelho na organização da primeira exposição de Histórias em Quadrinhos em Portugal, em 1952, no Palácio da Independência de Lisboa, nem na tentativa de comandar, da sua própria residência no início dos anos 1960, a retomada da revista O Mosquito… Há tanto a se dizer, a se descobrir, a se celebrar, sobre este desbravador das Histórias em Quadrinhos Portuguesas que merece todas as homenagens. O livro José Ruy – Riscos do Natural, de Leonardo de Sá e António Dias de Deus, publicado em 2001 pela Âncora, percorre sua biografia e obra até aquele momento, mas felizmente há muitas entrevistas e textos do próprio José Ruy disponíveis online. Em especial, há uma deliciosamente longa e completíssima entrevista por ocasião de seus 90 anos, em 2020, a Ana Gisele França, Francisco Ucha, Paulo Monteiro, Rui Brito e Toni Rodrigues. Ali surgiu a oportunidade de se publicar seus próximos álbuns, que por pouco não viu prontos. Para saber mais sobre eles, recomendo a entrevista que José Ruy concedeu a Rui Alves de Sousa no episódio de estréia do programa de rádio e podcast Pranchas e Balões , no ano passado. A 29 de Novembro de 2022, José Ruy foi homenageado postumamente pelo mesmo programa, reunindo editores que o conheciam há muitas décadas.

Muito obrigado por nos levar a navegar consigo, José Ruy. Carpe noctem.

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Agradecimentos especiais a Rui Brito pela revisão e sugestões neste texto.