LASERCAST #74 ARQUIVO OTA: Um mergulho na mente mais maluca da HQ Brasileira.
/O cartunista Ota foi um dos grandes nomes do humor gráfico brasileiro, conhecido por milhares de cartuns e tiras veiculados na revista MAD, em O Pasquim e no Jornal do Brasil, além de dezenas de outras publicações ao longo de exatos cinquenta anos. Já sua identidade secreta, o nada pacato jornalista Otacílio d’Assunção Barros (1954-2021), foi o maior editor de quadrinhos deste país, responsável não apenas pela própria MAD, que comandou quase ininterruptamente entre 1974-2008, como também por uma diversidade de títulos sem paralelo no mercado editorial nacional – de Spektro e Gasparzinho a Asterix e Love and Rockets; de Tarzan e Tex a Super-Homem e Smurfs; de Dylan Dog e Eureka a Cripta do Terror e O Alquimista (sim, a quadrinização do best-seller de Paulo Coelho), entre tantos outros.
Read MoreLASERCAST #73 RESENHÃO GERAL #10
/Neste episódio de número 73, os raiúcas Bruno Porto, Lima Neto, Marcão Maciel e Pedro Brandt analisam lançamentos deste ano das editoras Comix Zone, Darkside, Fantagraphics / Mino e Veneta.
Read MoreAlvorada dos Corações Macabros: o libelo noventista de Diego Gerlach
/Nosso editor Ciro Inácio Marcondes escreve sobre mais um triunfo de Diego Gerlach, Alvorada dos Corações Macabros, um gibi cheio de fuleiragem, mas ao mesmo tempo melancólico e coraçãozudo, de um jeito que você não esperaria deste que é um dos maiores quadrinistas brasileiros.
Read More2ª Feira Raio Laser – Quadrinhos Além!
/2ª Feira Raio Laser – Quadrinhos Além!
Em 7 e 8 de setembro, sábado e domingo, de 12h às 19h, a Infinu (506 Sul, bloco A – Brasília) recebe a 2ª Feira Raio Laser – Quadrinhos Além! O evento de acesso gratuito conta com autores do Distrito Federal com suas publicações, num recorte bastante representativo da cena de quadrinhos local. A feira reforça o compromisso da Raio Laser (www.instagram.com/raiolaser_hq), blog no ar desde 2011, em divulgar e dialogar com essa produção, no intuito de apresentar esses quadrinhos para um novo público.
O evento será a oportunidade ideal para conhecer o pessoal do DF que faz quadrinhos, com a presença de Gauri, Jotape Dante, Lima Neto, Lucas Gehre, Patrick Martins, Paulo Peres, Rafa Bonfim, Ricardo Diniz, Stéff, Tiago Palma, Verônica Saiki e Wes Samp.
Para quem procura material de grandes editoras, a mesa da Oto Livraria (coprodutora da feira) estará repleta de opções, entre graphic novels, HQs de super-heróis, mangás, quadrinhos brasileiros, europeus, infantis e de humor. O ambiente contará com discotecagem de vinil nos dois dias de feira: no sábado, com Alex Vidigal, e no domingo, com os fundadores da Raio Laser, Pedro Brandt e Ciro Inácio Marcondes (autor do livro ZIP – Quadrinhos e Cultura Pop).
A Infinu Comunicada Criativa (www.infinu.com.br) é um dos principais polos de disseminação cultural da capital brasileira, com uma agenda intensa de apresentações musicais ao vivo, festas, exposições, exibições de filmes e curtas-metragens, entre outras atividades. A Feira Raio Laser ocupa a área externa da Infinu (www.instagram.com/infinubsb), onde se localiza sua área de alimentação.
Read MoreLASERCAST#72 SUPER-HERÓIS GAYS
/Neste episódio do Lasercast, os quadrinistas Guilherme Smee e James Figueiredo conversam com os raiúcas Lima Neto e Bruno Porto sobre homossexualidade e super-heroísmo, tendo como base o recém lançado livro de Smee, "SuperGays" (Marsupial, 2024).
Read MoreLASERCAST #71 RESENHÃO GERAL #09
/Em mais uma edição “resenhão geral”, a equipe Raio Laser analisa leituras recentes (ou nem tanto) de quadrinhos “recebidos” (valeu, editoras!) ou simplesmente comprados (valorize sua livraria/gibiteria local!). Neste Lasercast, o autor francês Manu Larcenet tem duas obras comentadas, ambas lançadas recentemente no Brasil pela editora Pipoca & Nanquim, O combate cotidiano e A estrada (adaptação de um romance do americano Cormac McCarthy). Alguns anos distanciam uma HQ da outra e apresentam Larcenet em fases distintas de seu traço, ainda que igualmente inquietas em sua visão de mundo, que pode ser ao mesmo tempo melancólica e esperançosa, mas também sombria e pessimista. Domínio público (também PN), de autoria de Chip Zdarsky, por sua vez, é um prato cheio – ácido e satírico – para quem curte os bastidores das histórias em quadrinhos e seus criadores. HQ chilena, Thor y la Mujer Águila, de Félix Vega, investiga as passagens de vikings por terras americanas em um passado longínquo. Encerrando esse resenhão, o gênio mirim Gabriel Datas tem sua Antes que o universo nos destrua (Ugra Press) justificadamente alisada. Enjoy!
Read More