LASERCAST #17 - Conan: quadrinhos bárbaros

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A equipe Raio recebe Marco Antonio Collares, doutorando em Robert E. Howard pela UFRGS, para falar de CONAN, O BÁRBARO (CONÃ para os antigos), em várias de suas facetas: suas origens na literatura pulp, seu significado antropológico e sociológico, suas encarnações midiáticas, e principalmente as inúmeras versões em quadrinhos. Aqui são discutidas suas revistas, roteiristas, ilustradores e importância para a história das HQs.

Participam do debate: Ciro Inácio Marcondes, Márcio Jr. e o convidado Marco Antonio Collares (Fórum Conan, o Bárbaro).

Edição: Gustavo Trevisolli.

Disponível em: SPOTIFY, APPLE PODCASTS, GOOGLE PODCASTS, CASTBOX, ANCHOR, BREAKER, RADIOPUBLIC, POCKET CASTS, OVERCAST, DEEZER


POSTS E EPISÓDIOS MENCIONADOS:

HQ EM UM QUADRO: TODO O GÊNIO DE ROBERT E. HOWARD, EM CONAN. POR ROY THOMAS E JOHN BUSCEMA. - Ciro Inácio Marcondes

A ERA HIBORIANA DE CONAN E SUAS NAÇÕES - Marco Antonio Collares

A TRAJETÓRIA DA IMAGEM DE “CONAN, O BÁRBARO” EM MÍDIAS DIVERSAS: DA LITERATURA PULP ATÉ OS QUADRINHOS MARVEL DOS ANOS 70 - Marco Antonio Collares

CONAN, O BÁRBARO E O ENIGMA DO AÇO: SOBRE O FILME DE JOHN MILIUS (1982) - Marco Antonio Collares


IMAGENS DE REFERÊNCIA PARA O EPISÓDIO:

O começo de tudo para Márcio Jr.

O começo de tudo para Márcio Jr.

“Conan Rei” foi importante para a formação do Ciro, e para o desgosto de Márcio!

“Conan Rei” foi importante para a formação do Ciro, e para o desgosto de Márcio!

“A Torre do Elefante”, história essencial de Howard (aqui com roteiros de Thomas, arte de Buscema e arte-final de Alcala) foi fundamental para impressionar um jovem Marco Antonio Collares

“A Torre do Elefante”, história essencial de Howard (aqui com roteiros de Thomas, arte de Buscema e arte-final de Alcala) foi fundamental para impressionar um jovem Marco Antonio Collares

Frank Frazetta foi fundamental para determinar um visual “definitivo” para o Cimério. Aqui, na bela edição do Pipoca e Nanquim para os primeiros contos de Howard sobre Conan.

Frank Frazetta foi fundamental para determinar um visual “definitivo” para o Cimério. Aqui, na bela edição do Pipoca e Nanquim para os primeiros contos de Howard sobre Conan.

A série “de linha” “Conan the barbarian” também tem seus arcos memoráveis.

A série “de linha” “Conan the barbarian” também tem seus arcos memoráveis.

Joe Jusko é um dos lendários capistas de Conan

Joe Jusko é um dos lendários capistas de Conan

O “run” de Kurt Busiek na Dark Horse, com artistas fenomenais como Greg Ruth e Cary Nord, é também muito elogiado.

O “run” de Kurt Busiek na Dark Horse, com artistas fenomenais como Greg Ruth e Cary Nord, é também muito elogiado.

Conan da Glénat

Uma das primeiras aparições de Conan, em quadrinhos, no Brasil, foi como “Hartan - O Selvagem”, pela Editora Graúna.

Uma das primeiras aparições de Conan, em quadrinhos, no Brasil, foi como “Hartan - O Selvagem”, pela Editora Graúna.

Conan na Bloch

Conan na Bloch

A chupinhação da arte de Conan pela Editora Bloch n’A Múmia, em 1977. A “furo” veio do Márcio Jr.

Histórias de Conan favoritas da equipe Raio: “A sombra no palácio a morte” impressionou Ciro pela fidelidade ao sinistro conto de Howard, e pela (muito comentada) arte de John Buscema finalizada com toda particularidade por Alfredo Alcala.

Histórias de Conan favoritas da equipe Raio: “A sombra no palácio a morte” impressionou Ciro pela fidelidade ao sinistro conto de Howard, e pela (muito comentada) arte de John Buscema finalizada com toda particularidade por Alfredo Alcala.

Histórias de Conan favoritas da equipe Raio: “A Cidadela dos Condenados” impressionou um jovem Márcio Jr. pela leveza e arrojo das ilustrações de Barry Smith, além do insólito da história.

Histórias de Conan favoritas da equipe Raio: “A Cidadela dos Condenados” impressionou um jovem Márcio Jr. pela leveza e arrojo das ilustrações de Barry Smith, além do insólito da história.

Histórias de Conan favoritas da equipe Raio: a difícil escolha de Marco Collares foi para “Além do Rio Negro”, que mostra complexidade ao retratar Conan como um coadjuvante mercenário em um contexto de fronteira. Além, é claro, da arte de Buscema ma…

Histórias de Conan favoritas da equipe Raio: a difícil escolha de Marco Collares foi para “Além do Rio Negro”, que mostra complexidade ao retratar Conan como um coadjuvante mercenário em um contexto de fronteira. Além, é claro, da arte de Buscema mais “limpa”, finalizada por Tony DeZuniga.

Trilha sonora HQT para o episódio.

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