Lasercast #66 Destaques de Angoulême 2024

A 51ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême aconteceu de 25 a 28 de janeiro de 2024 na França, e o fromage au lard fumé da Raio Laser Bruno Porto esteve lá cobrindo o evento num repeteco da nossa parceria com o canal Eurocomics. Ele já elegeu o que considerou a melhor parte da experiência em um texto aqui , e neste episódio do Lasercast, conversa com PH, do Eurocomics, e com o editor da Pipoca & Nanquim Daniel Lopes, que também esteve no evento.

Participaram deste episódio: Bruno Porto, Daniel Lopes e PH.

Edição: Eder Freire e PH

Disponível em: SPOTIFY, APPLE PODCASTS, GOOGLE PODCASTS, CASTBOX, ANCHOR, BREAKER, RADIOPUBLIC, POCKET CASTS, OVERCAST, DEEZER

IMAGENS E LINKS QUE ILUSTRAM A CONVERSA:

Cartazes das exposições de 50 anos do Concurso de Quadrinhos Escolares e da série infanto-juvenil Bergères Guerrières, de Jonathan Garnier e Amélie Fléchais, que mostramos aqui no Eurocomics.

Fauve, o mascote do Festival criado pelo quadrinista francês Lewis Trondheim, que ganhou uma retrospectiva — Lewis Trondheim fait des histoires — na edição de 2020.

Cartaz e catálogo da exposição Les Mondes de Wallace Wood, também apresentada no Festival de Angoulême 2020. Para entender melhor a exposição, recomendamos este vídeo do Eurocomics, com comentários de André Valente e Ricardo Leite, e este (em francês), do próprio festival, para apreciar os originais expostos com mais detalhes.

Cartaz do Festival de Angoulême 2020 feito pele estadunidense Charles Burns, que faz referência ao décimo álbum da série As Aventuras de Tintim, A Estrela Misteriosa, de Hergé, quadrinista que foi uma grande influência para Burns.

A trilogia Les trois fantômes de Tesla, de Richard Marazano e Guilhem Bec, com duas folhas de guarda (da edição em inglês) e a dèdicace, mencionadas no episódio. Para imagens do próximo trabalho da dupla, em andamento, sugerimos o Instagram de Bec.

FOTOS PIPOCA & NANQUIM

Encontros, autógrafos e dèdicaces: Daniel Lopes com Jean-Pierre Dionnet, lendário editor da revista Métal Hurlant, e com o quadrinista Christophe Chabouté, publicado no Brasil pela Pipoca & Nanquim. Na última foto, Daniel e seu sócio na PN, Alexandre Callari, encontram Alejandro Jodorowsky — que tem obras como Incal, A Casta dos Metabarões e Bórgia publicada pela editora — em Paris, após o festival.

A edição de Moby Dick, álbum de Christophe Chabouté baseado no romance de Herman Melville, publicada pela Pipoca & Nanquim em 2017 levou o Troféu 30º Troféu HQ Mix nas categorias "Adaptação para os Quadrinhos" e "Edição Especial Estrangeira", tendo sido resenhada por Marcão Maciel e por PH . A série de faroeste Undertaker é um dos próximos, e mais aguardados, lançamentos da editora.

Publicados pela Pipoca & Nanquim, os primeiros dois volumes de Blueberry Integral — que reunirá toda a saga produzida por Jean-Michel Charlier e Jean Giraud — foram longamente comentadas no Eurocomics aqui e aqui .

Shamisen: Canções do Mundo Flutuante, de Tiago Minamisawa e Guilherme Petreca, e Ogiva, de Bruno Zago e Guilherme Petreca, que vai ganhar uma prequel cinematográfica .

Box set da coleção Horácio Completo, reunindo as HQs de Mauricio de Sousa publicadas em formato tablóide entre 1963 e 1992.

A graphic novel El cielo en la cabeza, de Antonio Altarriba, Sergio García e Lola Moral, ganhadora do Grand Prix de la Critique 2024da Associação de Jornalistas e Críticos de Quadrinhos da França (mencionada aqui ), e Frnck, bem sucedida série de Aventura de Olivier Bocquet, Brice Cossu e Yoann Guillo, publicada na revista semanal Spirou e reunida em álbuns pela Dupuis.

Confira também os episódios do LASERCAST sobre as edições de 2023 — abordando a participação brasileira no evento — e de 2022 — focando as publicações brasileiras concorrentes ao Prix de la Bande Dessinée Alternative daquele ano, e fazendo um apanhado do que aconteceu lá . Os episódios das coberturas Eurocomics + Raio Laser do Festival de Angoulême podem ser vistos aqui (2024) e aqui (2022).