por Ciro I. Marcondes

Estando no “exílio”, recebo pouco material nacional aqui, e é por isso que a chegada do número dois do Jornal Pimba foi motivo de celebração. Já falamos sobre esta heroica publicação de Brasília aqui. O formato de jornal, que atrai certa nostalgia e ao mesmo tempo impulsiona novo entusiasmo às artes da ilustração e dos quadrinhos, é aquela contradição “do bem”: é barato, dá espaço para os desenhos fazerem vingar seu potencial, e além de tudo possui uma relação afetiva com a história dos quadrinhos. Afinal, os quadrinhos nasceram nos jornais. Aqui na França, a tradição de jornais (ou revistas que começaram como jornais) que publicam quadrinhos (de aventura ou humor) persiste até hoje. Não apenas nas pedras inaugurais belgas (Spirou, Tintin), mas em publicações que mantêm sua essência: Le Canard Enchainé, Fluide Glacial, Pilote, Charlie Hedbo. O Pimba aparece, em meio a estas leituras, em perfeita sintonia.


Felipe Sobreiro
Paradoxal também acabou sendo a leitura do segundo Pimba, já que, tendo lido a vigorosa e em tudo impressionante primeira edição, a sede de que o repeteco viesse na mesma toada era grande. Pois é, meus amigos: posso dizer que conheço o pessoal que faz o Pimba, mas não posso simplesmente me render a uma crítica camarada. Perfeito em diagramação (desta vez rosa e preto), com todo um cuidado de curadoria e franca honestidade artística, o Pimba, além de tudo, ofereceu bons textos de qualidade literária. Meu lado “estudante de Letras” (atrofiado há anos) se despertou com a capacidade que alguns colaboradores ali têm em escrever. O paradoxo, no entanto, veio junto com quadrinhos um tanto abaixo da média, que demonstram talvez uma concepção apressada aqui, um deadline apertado ali, uma escolha temática infeliz acolá. O que terá causado tal deslize?

Vejamos, primeiro, o papel dos mais veteranos: se temos um bom caso de experimentação como o jogo da memória e da imagem em quadrinhos com André Valente (o nosso “Chris Ware encontra Walt Disney”, ainda em processo de amadurecimento), com Eduardo Belga temos apenas uma tentativa de condensar grandes histórias em poucos quadros (“Mas não presta muito contar assim, só por alto. Um dia eu conto estas histórias direito”, admite). Neste caso, é preciso decidir: fazer o quadrinho narrativo direito, com desenvoltura e, especialmente, muitos quadros, ou o negócio é optar por outro gênero, mais próximo da poesia e dos sincretismos.

André Valente

Daniel Carvalho
A mente fértil de Gomez, esse sim adepto das narrativas, geralmente cíclicas, pequenas parábolas de uma Brasília juvenil, aqui bate ponto, entrega coisas engraçadas, mas causa a impressão de não ter dedicado seu melhor. Estaria Gomez se repetindo? Sim, quando o cara é bom e muito exposto, aumenta-se a cobrança. Ninguém disse que era um mundo justo. O mesmo ocorre com Daniel Carvalho, exímio ilustrador que, no campo narrativo, causou-me a impressão de ter replicado, de certa forma, a história que fez para a edição anterior.

Meus quadrinhos favoritos na edição vão para Felipe Sobreiro e “A caixa”, uma história meio “gangues de Brasília nos anos 90” com um toque surrealista à Robert Silverberg. Despretensioso, eficaz, nada mal. A outra que me agradou foi “O mestre dos muros”, quadrinho hoje póstumo do talentoso Mateus Gandara, uma linda parábola budista contada com a regularidade tântrica dos requadros tabulares, muito bonitos na diagramação do jornal.

Entre os que estrearam, aliás, há ainda arroz com feijão para comer. Pedro D’Apremont (nosso Peter Bagge do black metal), mesmo que tenha a grande vantagem de estar criando um universo e um imaginário comuns aos seus quadrinhos, ainda precisa calibrar melhor as gags e piadas, um tantos canhestras aqui. Já a Gabi LoveLove6 arrisca uma narrativa confessional, mais realista, muito direta. Não me agrada muito quando um discurso engajado parece simplesmente literal. Joga contra. Melhor voltar ao lirismo despojado e transgressor do Garota Siririca. Por fim, vale falar no quadrinho tóxico e mala (no bom sentido, se é que isso existe) do Heron Prado, herdeiro de Gabriel Góes, que dá um bom upgrade no nonsense rabiscado de Futuro do Pretérito.

Mateus Gandara

Literatura

Pedro D'Apremont
Juventude de maloqueiragem anos 90, puberdade sem qualquer romantismo e algum trato experimental, aliás, é o tom nas narrativas literárias do jornal. Pode parecer excesso de nostalgia de tempos mais simples e crus (o que na verdade não é ruim, dado o mundo de merda em que vivemos), mas os autores conseguem verter essas coisas em qualidades, visões de mundo, perspectivas literárias. Afinal, são três ou quatro contos falando de molecagem, 13 punhetas por dia, tesão pela professora, etc. Destas, gostei especialmente de Diário do Timor Leste, escrito por Danylton Penacho, uma série de relatos escrachados, mas carregados de melancolia quase exclusivamente brasiliense, como se fosse um retrato “ame-ou-odeie” de alguém ligado umbilicalmente à sua cidade. Também vale a disposição mais clássica, cômica e cruel de Retrato ao redor de um banheiro, do veterano Milton Sobreiro, além do trato à Murilo Rubião do onírico Colcha de chenile (também de Penacho), além da poesia que trinca os espaços modernistas de Brasília em Espaço é um local cercado de cantos por todos os lados, de Biu.

Heron Prado
A joia da edição, IMHO, no entanto, fica com a qualidade de literatura impressionista do conto O asfalto, de Pedro Menezes, uma jornada febril em discurso indireto livre que parte de uma aula de educação física até o mais irrevogável niilismo. Se o Pimba declaradamente não possui uma linha editorial, a própria geração de quadrinistas e escritores faz questão de trazer naturalmente suas angústias e problemáticas, criando uma massa comum de memórias e experiências com o corpo e com o espaço da cidade, marca profunda e indelével da contemporaneidade. O Pimba, com seu pé no passado, mas com mãos que apontam o futuro, carregado de imperfeições (não podia ser diferente), é talvez a melhor expressão da cultura de Brasília nos dias de hoje. Afinal, do absurdismo dos quadrinistas às trevas de Pedro Menezes, há um substrato comum com o qual qualquer brasiliense se identifica.

PS: e viva Osmar Santos!   

4 comentários

lovelove6 disse... @ 18 de fevereiro de 2015 14:03

Obrigada pela crítica Ciro!
Espero que o PIMBA convide mais mulheres quadrinistas para comporem esse mapa de angústias e problemáticas. Acho que fui a primeira e única que participou do jornal por enquanto, se não me engano?
Fiquei surpresa com o "herdeiro de Gabriel Goés" ao falar do Heron. Acho que são produções muito distintas e apesar de ser fã do trampo do Goés e reconhecer que ele influencia pelo menos indiretamente qualquer pessoa que venha a fazer quadrinhos em Brasília nesse momento, acho que reduz completamente a autenticidade do trampo do Heron ao colocá-lo sob esse "guarda-chuva".

Raio Laser - CIM disse... @ 18 de fevereiro de 2015 14:32

Oi Gabi. Obrigado por comentar. Acho que tem mulheres talentosas produzindo ou começando a produzir em Brasília e espero que, no momento certo, a vez de todas elas apareça, no Pimba ou não. Há um texto curioso e bem escrito politizando o absorvente nesta edição. É da Roberta Ar, mas não se trata de quadrinhos (além disso é ilustrado pelo Stêvz). Não deu pra comentar tudo o que foi publicado na revista, é claro. Mesmo assim, você tem razão, ainda é baixa a participação feminina. De qualquer forma, sinto que a tendência é crescer (e se diversificar, o que é fundamental). Já em relação ao Heron eu acho que ser herdeiro, de alguma forma, da estética do Góes não é demérito algum. Pelo contrário, acho que o Heron está alinhado a uma identidade visual e conceitual muito importantes para afirmar os quadrinhos de Brasília. O trabalho do Heron é realmente autêntico (mesmo ele ainda se encontrando conceitualmente), e minha intenção não é a de colocá-lo como imitador, etc. Acho até que a participação dele neste Pimba tá mais legal do que a do próprio Góes. Com isso tudo, vale frisar duas coisas: 1 - não ter medo de assumir influências, de se alinhar a alguma estética, de parecer fazer parte de um movimento maior (em alguns aspectos, "estar sob um guarda-chuva"). A arte ser maior que o artista alimenta a própria individualidade do artista. É o que penso. 2 - o que eu tento fazer com essas críticas é encontrar encaixes, sistemas, modelos, etc, dentro do que está sendo desenvolvido em quadrinhos e especialmente do que está perto de mim. É assim que vejo as coisas. Mas outros podem ver de forma diferente, ver outros padrões, fazer uma leitura completamente oposta, etc. Todo debate é bem-vindo. :)

Gomez disse... @ 19 de fevereiro de 2015 19:21

Valeu Ciro!

Roberta AR disse... @ 19 de fevereiro de 2015 20:52

obrigada pelo "bem escrito" em referência a meu texto no seu comentário. a lovelove6 falou bem sobre a participação de mulheres nessas publicações. sobre ter mulheres talentosas produzindo, brasília está cheia delas, o próprio pimba foi diagramado e produzido nas suas duas edições por uma que nem é citada quando se fala do grupo, a saber, a Sarah Sado. fora a Sarah, eu fui a única colaboradora da primeira edição e mais uma junto com a lovelove6 na segunda, mesmo que se tenha mais que dobrado o número de colaboradores. pelo jeito não é só uma questão de qualidade dos trabalhos (você mesmo não foi muito elogioso com os meninos nessa publicação) e a questão já foi discutida até em evento nacional (o Lady Comics, que rolou ano passado). até mesmo na crítica de uma publicação que só tem duas mulheres, só uma foi citada (talvez o texto não valesse, rs). acho que este não é um assunto simples que vai se resolver sozinho. precisamos pensar e falar mais sobre isso.

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