por Pedro Brandt

O trabalho de Watson Portela sempre exerceu um grande fascínio sobre mim. Primeiramente, pelo aspecto mais imediato dos quadrinhos: o visual. Watson é dono de um traço rico em detalhes. Suas páginas exploram diferentes ângulos e diagramações, o que torna a narrativa gráfica mais atraente. A capacidade do desenhista pernambucano de aglutinar influências é notável. Mangá, comics, BD… nada escapa de sua lente. E o mais legal é que, no final das contas, a personalidade do artista acaba se impondo sobre as referências absorvidas. Quanto aos roteiros, Watson já fez de tudo, quadrinhos eróticos, western, ficção-científica, infantil, humor... A abordagem em suas histórias vai do nonsense ao filosófico, geralmente expressando sua visão do mundo. Um certo mistério envolve suas HQs, talvez por isso elas encantem tantos leitores.

Tenho muitas revistas dele em casa. Um pedaço da minha coleção da qual me orgulho. Mas me surpreendi dia desses, quando entrou no ar o site oficial de Watson Portela. Mais do que juntar ali o que já se encontra solto pela internet, o espaço tem como proposta apresentar desenhos raros, muitos nunca publicados. Um prato cheio para os fãs do cara, que é um dos grandes desenhistas de quadrinhos brasileiro. Ídolo nos anos 1980, ele ficou anos meio sumido, mas vem planejando sua volta: é um dos participante do volume três de MSP 50 (projeto tributo aos personagens de Mauricio de Sousa, que será lançado em setembro) e trabalha também em uma graphic novel do personagem Cabeça Oca.

A imagem que ilustra esse post é um das minhas favoritas, uma pin up com vários dos personagens criados por ele. Quem quiser conhecer melhor a produção de Watson Portela, recomendo uma visita ao site Quadrinhos Brazukas, que disponibiliza para download várias HQs do autor. A série Paralelas é uma das melhores portas de entrada para o universo watsonporteliano.


3 comentários

Wagner Moloch disse... @ 23 de junho de 2011 12:13

Minha idéia é ajudar a estes mestres a terem seu espaço merecido no Brasil, eles precisam voltar a popularidade e com grandes relançamentos nesse país sem memória.
O mesmo estou fazendo por Ely Barbosa, José Lanzellotti, Hans Swoboda e Eugenio Colonnese até o momento, e outros muito em breve.
Essa é uma iniciativa de fã em reverência aos seus apreciados.
Grato desde já
Wagner Moloch

MS&STUDIO Two-Texto e Imagem disse... @ 13 de julho de 2012 18:37

Entre no Google assim... (ms&studio) ou assim... http://wwwmsstudiotwotextoeimagem.blogspot.com/ http://picasaweb.google.com/ms.studio.textoeimagem/desenhosdomau ms.studio.textoeimagem@gmail.com Celular (12) 8801-2483

Marcelo disse... @ 27 de outubro de 2013 17:44

Mais um fracote endeusado pelos fanboys.Um coitado que parou no tempo e ficou preso nesse estilo, ou melhor, nessa falta de estilo dos anos 80.

Postar um comentário

 
Back to Top